Neste post poderão encontrar alguns mamíferos marinhos existentes no arquipélago da Madeira.
Lobo marinho ou foca monge
Curiosidades:
A foca monge, também conhecida por lobo-marinho é a única espécie que vive em território Português, nas Ilhas Desertas do arquipélago da Madeira. Foi-lhe atribuído o nome de foca monge devido às pregas que possui no pescoço, porque quando está em descanso faz lembrar o capucho de um monge.
Habitat : vive em pequenas ilhas desabitadas, zonas de costa bastante escarpadas e sempre de difícil acesso por exemplo em grutas que têm entrada submarina
Alimentação: comem geralmente peixes diversos que variam de acordo com a disponibilidade do meio, polvo (cefalópodes), mexilhões (crustáceos – espécies agarradas nas rochas).
Estado de conservação: A foca monge é um dos animais mais raros do mundo, um dos mamíferos marinhos mais ameaçados de extinção. No mundo inteiro restam apenas 300 focas como esta.
Baleia Sardinheira
Nome comum: Baleia-sardinheira
Nome científico: Balaenoptera borealis (Lesson, 1828)
Nome comum (inglês): Sei Whale
Alimentação: come essencialmente crustáceos, pequenos peixes e lulas.
Nome comum (inglês): Sei Whale
Habitat: zonas oceânicas de águas temperadas.
Alimentação: come essencialmente crustáceos, pequenos peixes e lulas.
Comprimento: os machos têm em média 14 m e as fêmeas 14, 5 m.
Estado de conservação: espécie em perigo.
Curiosidades: está entre os mais rápidos dos cetáceos. Esta espécie utiliza a boca como um grande filtro. Para tal enche-a de água que expele em seguida com o auxílio da língua, aprisionando o alimento nas "barbas" que estão suspensas da maxila superior


Sem comentários:
Enviar um comentário